sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A vida

'Viva. Olhe a sua volta. Veja nos outros que seus problemas podem não ser nada. Multiplique suas felicidades. Abstraia suas tristezas. Esqueça seus anseios. Ame sem medo de sofrer. Voe pelos seus sonhos. Enfrente seus problemas com a cabeça erguida.
Se jogue na balada, mas não faça dela sua única diversão. Nada é melhor do que a claridade para olhar dentro dos olhos das pessoas. Chore, alivie suas mágoas, mas não a ponto de se afogar nas suas próprias lágrimas. Dance! Isso pode ser à vontade! Solte longas gargalhadas, mas saiba o momento de parar e ser sério. Isso é necessário. Sorria sempre, mesmo que por dentro esteja chorando. Isso não lhe trará a felicidade, mas pode iluminar a vida de alguém. Grite bem alto, até seu pulmão não agüentar. Libere tudo preso dentro de você. Você se sentirá mais leve!
Erre. Só assim você aprenderá a acertar. Mas não se esqueça que errar é humano, persistir no erro é burrice. Sofra. Isso te fará crescer. Nada melhor do que a dor para fazer amadurecer. Corra atrás dos seus sonhos mais impossíveis. Se você não realizá-lo, chegará o mais perto disso. Não desista, mas às vezes é inteligente esperar o momento certo. Apague as coisas ruins do passado. Faça delas simples lições aprendidas, mas não se condene por nada que fez. Viva o presente como se fosse o último dia. Melhor se arrepender pelo feito do que pelo não feito. E você não sabe o que pode acontecer amanhã. Não tema o futuro, mas nunca se esqueça que ele será seu presente.
Tenha juízo, mas o perca quando for possível. Essa é a melhor parte do incansável conselho materno. Seja responsável, mas não vire um chato. Sem besteiras a vida não teria graça. Discuta, opine, debata. Sua opinião pode mudar muita coisa, por mais tolas que pareçam ser. Brigue, fale, ouça, mas pare antes de perder o respeito. Nada mais gostoso que uma reconciliação. Não guarde rancores, evite sentimentos ruins dentro de você. Você atrai o que você emite. Trace metas de vida, mesmo que elas mudem constantemente. Opiniões são mutáveis, personalidade não. Seja sempre o que é e não o que querem que seja.
Não durma antes de apreciar a beleza da Lua. Passe noites acordado admirando o céu, mas não durma até perder o pôr-do-sol. Viaje pelas estrelas. Elas estão mais perto do que você imagina. É só deixar seu pensamento voar. Tome um banho de mar. Isso purifica sua alma e faz com que as ondas renovem sua energia. Brinque igual criança e deixe que ela exista sempre em você. Adultos são chatos! Saiba diferenciar amigos de colegas. Se você tiver um único amigo, mas que seja absolutamente verdadeiro, sinta-se um vencedor. Nem todos têm essa sorte. Cante. Você não precisa saber pra fazer isso. Mude o visual. Pode parecer fútil, mas isso te dará ânimo pra continuar. Dê um presente para alguém que ama. Surpresas sempre são bem vindas. Diga “eu te amo” sempre que sentir vontade. Um dia você pode não ter mais um amor e sentirá falta dessas 3 palavras. Beije, beije muito. Não há no mundo maior demonstração de carinho.
Nunca espere nada de ninguém. Se algo ruim acontecer, você não se decepcionará. Se for bom, você se surpreenderá. Não faça mal aos outros. Tudo que vai, volta. Antes de julgar, conheça. As aparências enganam muito. Deixe a primeira impressão de lado. Nem sempre as pessoas são o que parecem ser. Há muita coisa dentro de uma pessoa. Não tenha preconceitos, ninguém é melhor ou pior que você. Passe alguns momentos sozinho, só assim você saberá quem realmente é. Pense na sua vida, mas não deixe que os problemas tomem conta da sua mente. Tristeza acaba, felicidade não.
Aprenda que a vida pode não ser perfeita, mas se você souber viver, ela fica bem mais gostosa.'

Nenhum comentário: